condomínio

Economia de energia no condomínio: 5 dicas para implementar

A economia de energia tem uma grande importância no condomínio não só para reduzir o valor da conta de luz, paga por todos os condôminos, mas também como uma forma de conscientizar todos os moradores acerca da importância da sustentabilidade energética.

Segundo texto do blog da Superlógica, que inspirou esse artigo, a falta de chuva nos últimos anos gerou uma crise hídrica, considerada a pior dos últimos 91 anos, o que já é um ótimo motivo para tentar economizar.

Para o síndico, responsável pela ordem e organização do espaço, monitorar os gastos não é uma tarefa fácil ou mesmo possível por completo, por isso a educação estratégica dos moradores é a melhor opção para evitar que os gastos ultrapassem o necessário. 

Pensando nisso, preparamos 5 dicas de como implementar e conscientizar a economia de energia no seu condomínio:

Conscientize os condôminos

A economia de energia nos condomínios depende do engajamento de todos os moradores, por tanto, eles devem ser conscientizados do assunto.

Identifique pontos estratégicos como murais internos, mídias em elevadores e placas para lembrar do desperdício de energia. Cartazes e placas são uma ótima opção para chamar a atenção do condômino.

Vale lembrar que nem todo morador está disposto a acatar suas dicas se elas não tiverem bons argumentos, por isso, utilize argumentos como o valor da tarifa e os benefícios que ele e todo o condomínio terá.

Se o condomínio possuir um grupo de WhatsApp ou Telegram, por exemplo, também é válido enviar mídias e notas sobre o assunto por lá.

Convoque uma reunião

Após distribuir cartazes e avisos pelo condomínio, marcar uma reunião com os moradores para conversar sobre o assunto é uma boa ideia.

Na reunião, você poderá expor os seus objetivos e instruções sobre o assunto, além da possibilidade de transformar algumas dessas dicas em regras se for algo acordado com todos os presentes.

É importante falar sobre a economia não só de áreas comuns, mas também de maneira individual de cada residência. Uma reunião voltada para o assunto demonstrará a preocupação por parte dos proprietários e reforçará as instruções passadas no dia a dia.

Instale sensores e lâmpadas de emergência

Uma dica super útil sobre como economizar energia em condomínio é instalar sensores de presença e lâmpadas de emergência nas áreas de circulação como:

  • Hall de entrada
  • Garagem 
  • Escadas
  • Corredores externos e internos
  • Banheiros, etc.

Os sensores vão ativar as lâmpadas apenas quando tiver alguém passando, enquanto as lâmpadas de emergência garantem que não falte luz quando houver queda de energia. Assim, além de economizar energia elétrica, os moradores ficam seguros.

Use lâmpadas econômicas

As lâmpadas de LED possuem uma vida útil maior que as demais (algumas chegam à 50 mil horas), não produzem calor e economizam de 80% a 90% de energia.

Esse tipo de lâmpada pode estar na portaria, nos corredores e áreas como quadras, playground, academia, salão de festas, iluminação externa/fachada, entre outros pontos.

Energia solar no condomínio

Você já considerou utilizar energia solar para gerar energia para todo o condomínio?

Esse processo é chamado de micro e minigeração distribuída (MMGD) e consiste na instalação de painéis que captam energia solar que abastecerá toda a infraestrutura do prédio.

Com a produção, o condomínio obtém créditos de energia abatidos pela empresa distribuidora local da conta mensal. Essa medida pode reduzir em até 95% as despesas com energia elétrica de todas as áreas comuns, por isso, vale fazer um estudo e apresentar aos moradores para que o investimento seja realizado.

Outra opção para comprar eletricidade gerada por fontes de energia limpa é pela Geração Distribuída (GD). Porém, ao invés de investir em uma estrutura própria, o condomínio é abastecido pela produção de terceiros. Dá para economizar 16% na conta de luz dessa forma, pois não existe custo de instalação nem mensalidade, reduzindo os gastos gerais para os moradores, além de valorizar fontes de energia limpa.

Gostou das dicas sobre como economizar energia no seu condomínio? Agora você poderá organizar essas dicas e começar a implementação para ter despesas menores com a energia elétrica.

Você também pode contar com uma administradora de condomínios como a Semog para colocar tudo isso em prática de forma mais simples. Saiba tudo sobre nós clicando aqui ou fale conosco diretamente clicando aqui.

*Este artigo foi escrito com base em outro artigo, escrito pela Esfera Energia.

Compartilhe

Acompanhe

Relacionados

condomínio

Economia de energia no condomínio: 5 dicas para implementar

A economia de energia tem uma grande importância no condomínio não só para reduzir o valor da conta de luz, paga por todos os condôminos, mas também como uma forma de conscientizar todos os moradores acerca da importância da sustentabilidade energética. Segundo texto do blog da Superlógica, que inspirou esse