investimentoimovel

Imóvel é um bom investimento?

Imóvel ainda é um bom investimento?

Em contato com investidores e síndicos sou questionado se imóvel ainda é um bom investimento. Em plena pandemia e próximo de uma crise financeira, ele deixou de ser esse investimento fácil de indicar.

Com 30 anos de administração e mais de 400 condomínios na carteira, percebi nos últimos anos que o investimento em imóvel depende de acompanhamento. A segurança e valorização que eram extremamente atrativos não vêm gratuitamente.

O mercado de condomínios teve um crescimento assustador a partir de 2017. Em 2018 a palavra condomínio teve um aumento de 25 pontos (o máximo é 100) no Google. O mais surpreendente é que em 2020 o termo atingiu 100 pontos em novembro.

Isso demonstra como a sociedade está em busca de condomínios, claro, a pandemia somente acelerou esse processo, mas como um mercado tão quente pode não ser um bom investimento?

Pelo simples fato da profissionalização, o mercado de condomínio, assim como de inúmeras outras áreas do Brasil, carece de bons profissionais e capacitação. É essencial que um condomínio implante medidas empresarias independentemente da discussão se o condomínio é ou não uma empresa.

E como posso adotar processos empresarias em um condomínio que por natureza é para ser fácil e simples para o condômino? Utilizando tecnologia, estando atento ao novo e adaptando a gestão ao perfil do seu condomínio.

Não é um processo simples, ainda mais para o síndico de primeira viagem sem experiência de gestão ou para o antigo síndico não acostumado a um mundo tão dinâmico, mas é possível e necessário.

A não mudança traz um futuro difícil para o investimento, em que a taxa extra impede o lucro sobre o aluguel, o metro quadrado não tem a valorização esperada e o condomínio parece não pertencer mais à região quando comparado aos novos club residence, que mesmo com uma metragem menor são mais baratos, oferecem mais e estão atualizados.

Profissionalize seu condomínio, crie um plano de gestão (assunto para uma próxima matéria). Pode demorar, mas depois que estiver com as rotinas e processos em dia o investimento valerá cada segundo e dedicação.

Compartilhe

Acompanhe

Relacionados