investimentoimovel

Imóvel é um bom investimento?

Imóvel ainda é um bom investimento?

Em contato com investidores e síndicos sou questionado se imóvel ainda é um bom investimento. Em plena pandemia e próximo de uma crise financeira, ele deixou de ser esse investimento fácil de indicar.

Com 30 anos de administração e mais de 400 condomínios na carteira, percebi nos últimos anos que o investimento em imóvel depende de acompanhamento. A segurança e valorização que eram extremamente atrativos não vêm gratuitamente.

O mercado de condomínios teve um crescimento assustador a partir de 2017. Em 2018 a palavra condomínio teve um aumento de 25 pontos (o máximo é 100) no Google. O mais surpreendente é que em 2020 o termo atingiu 100 pontos em novembro.

Isso demonstra como a sociedade está em busca de condomínios, claro, a pandemia somente acelerou esse processo, mas como um mercado tão quente pode não ser um bom investimento?

Pelo simples fato da profissionalização, o mercado de condomínio, assim como de inúmeras outras áreas do Brasil, carece de bons profissionais e capacitação. É essencial que um condomínio implante medidas empresarias independentemente da discussão se o condomínio é ou não uma empresa.

E como posso adotar processos empresarias em um condomínio que por natureza é para ser fácil e simples para o condômino? Utilizando tecnologia, estando atento ao novo e adaptando a gestão ao perfil do seu condomínio.

Não é um processo simples, ainda mais para o síndico de primeira viagem sem experiência de gestão ou para o antigo síndico não acostumado a um mundo tão dinâmico, mas é possível e necessário.

A não mudança traz um futuro difícil para o investimento, em que a taxa extra impede o lucro sobre o aluguel, o metro quadrado não tem a valorização esperada e o condomínio parece não pertencer mais à região quando comparado aos novos club residence, que mesmo com uma metragem menor são mais baratos, oferecem mais e estão atualizados.

Profissionalize seu condomínio, crie um plano de gestão (assunto para uma próxima matéria). Pode demorar, mas depois que estiver com as rotinas e processos em dia o investimento valerá cada segundo e dedicação.

Compartilhe

Acompanhe

Relacionados

condomínio

Economia de energia no condomínio: 5 dicas para implementar

A economia de energia tem uma grande importância no condomínio não só para reduzir o valor da conta de luz, paga por todos os condôminos, mas também como uma forma de conscientizar todos os moradores acerca da importância da sustentabilidade energética. Segundo texto do blog da Superlógica, que inspirou esse